"A vereda dos justos é afastar-se do mal;
preserva a vida quem vigia os próprios passos"
(Pr 16,17).
Encontramos na Bíblia muitas passagens que fazem referências ao vinho, inclusive o primeiro milagre de Jesus, quando, numa festa de casamento, ele transformou água em vinho, como relata o evangelista João (cf. Jo 2,1-12).
Por outro lado, há inúmeros trechos que condenam o uso abusivo do vinho. Paulo escreveu aos fiéis de Éfeso, dizendo: "Não vos embriagueis com vinho — pois isso leva ao descontrole —, mas enchei-vos do Espírito" (Ef 5,18). E Timóteo alertou: "que [o bispo] não seja dado ao vinho nem violento; pelo contrário, que seja moderado, pacato, não cobiçoso" (lTm 3,3).
Para Paulo, os efeitos perversos do álcool são a devassidão e a violência. Somos humanos e fracos e, muitas vezes, perdemos o controle. Como o próprio Jesus disse: "Vigiai e orai, para não cairdes em tentação; pois o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26,41).
Devemos sempre trilhar o caminho de Deus e precaver-nos. Quem tem cuidado com a sua maneira de agir salva a sua vida. Por isso, temos que ser prudentes, evitando as ocasiões que nos podem levar a beber em excesso, pois "quem abre um buraco, nele cairá" (Pr 26,27)
Rosemary de Ross
Trecho do livro: "Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia".
Paulinas Editora
Nenhum comentário:
Postar um comentário