Entrevistas

Jornalista Shirley M. Cavalcante (SMC) entrevista escritora Rosemary de Ross


Foto escritora Rosemary
Escritora Rosemary de Ross natural de Francisco Beltrão/PR, atualmente reside em Pato Branco/PR.
Nasceu com paralisia cerebral, tem dificuldade de coordenação motora, o que não a impossibilitou de estudar, trabalhar e escrever. Apesar dos inúmeros obstáculos e preconceitos que enfrentou, fez faculdade de Letras. Sempre gostou muito de ler e escrever. Na atualidade, trabalha em uma empresa por meio período e faz curso de Teologia para Leigos. No outro período se dedica à leitura e à escrita. Também escreve mensagens, muitas das quais, circulam pelos meios de comunicações e principalmente pela internet, sobre os mais diversos temas. É colunista, escreve artigos sobre temas da atualidade para diversos sites, blogs, jornais e revistas do país.
Autora dos livros: UMA MENSAGEM POR DIA, O ANO TODO – Paulinas Editora
MENSAGENS E ORAÇÕES PARA DIVERSAS SITUAÇÕES DO DIA A DIA – Paulinas Editora
UN MENSAJE PARA CADA DIA DEL ANO – Paulinas Venezuela
“É importante ensinar as crianças a apreciar e cuidar dos seus livros. Dê livros de presente! Nos momentos de lazer, levem as crianças aos centros culturais, estimule a visita às bibliotecas, bienais e feiras literárias.”

BOA LEITURA!
SMC – Nobre Escritora Rosemary de Ross para nós é um prazer tê-la conosco no projeto Divulga Escritor, conte-nos como começou seu gosto pela escrita? Em que momento decidiu escrever seu primeiro livro?
ROSEMARY DE ROSS – A minha vocação literária surgiu durante a adolescência. Na escola, sempre tirava ótimas notas em português, gostava muito de fazer redações, escrever textos dissertativos e ler sobre temas relacionados aos problemas do nosso cotidiano. Depois que comecei a estudar no período da manhã, no inicio da tarde fazia os deveres e em vez de ir brincar com as amigas, preferia ficar lendo. A confirmação da minha vocação veio no último ano do segundo grau, quando fiz um teste vocacional no Colégio Madre Teresa – Francisco Beltrão/PR, onde eu estudava na época, e o resultado mostrou aptidão para a área de Letras (redatora, autora, escritora e professora).
Em 1987, me mudei para a cidade de Pato Branco e iniciei a faculdade de Letras. Sou católica, sempre participei de retiros, formações, pastorais e movimentos. Em setembro de 1998, após uma profunda experiência de oração com Nossa Senhora, movida pela vontade de evangelizar através da escrita, iniciei a concepção do meu primeiro livro “Uma mensagem por dia, o ano todo”, publicado pela Paulinas Editora e lançado em todo o Brasil no mês de maio de 2006. Atualmente encontra-se na 12ª edição, com mais de 70 mil exemplares vendidos. No mesmo ano, o livro foi incluído no catálogo de títulos a serem comercializados na Frankfurt Book Fair 2006, realizado na Alemanha. O mesmo foi negociado com a Paulinas Venezuela e foi traduzido para o espanhol, sendo hoje comercializado e distribuído para toda a América Latina.
SMC – Que temas você aborda em sua escrita. O que diferencia um livro do outro?
ROSEMARY DE ROSS – Meus livros abordam temas variados que fazem parte do cotidiano do ser humano, como por exemplo: fé, esperança, amizade, a falta de alegria, a falta de paz, a falta de perdão, medo, incredulidade, preconceito, drogas, desemprego, dificuldades financeiras, injustiças, preocupação excessiva, violência, desânimo e depressão, entre outros. Usando uma linguagem simples, universal e humanista procuro ajudar as pessoas a reencontrarem a esperança, a paz e o amor, através de minhas mensagens que são embasadas na Palavra de Deus.
O que diferencia um livro do outro é o estilo das mensagens. O primeiro livro “Uma mensagem por dia, o ano todo” contém 365 mensagens de incentivo, esperança, entusiasmo, gratidão e amor, tripartidas (reflexão, meditação e confirmação) uma para cada dia do ano, onde o leitor lê os fatos da vida com a sabedoria de Deus.
O segundo livro “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia” oferece uma palavra de conforto orientada pela Palavra de Deus, uma mensagem de esperança e fé, que somada à oração, conduz a um processo de mudança interior e libertação, para quem passa por qualquer uma das 40 situações abordadas nele.
SMC – O que mais lhe inspira a escrever?
ROSEMARY DE ROSS – A principal inspiração para tudo o que escrevo é a Palavra de Deus. Preocupo-me com os problemas cotidianos do ser humano e acredito que os ensinamentos de Jesus podem transformar o sofrimento em oportunidades de crescimento. Como ótima observadora do cotidiano que sou… um texto, uma frase que leio, o diálogo com uma pessoa que encontro na rua, o contato íntimo com Deus através da oração, uma canção que ouço, e até mesmo postagens nas redes sociais, são fontes de inspiração para mim.
 “Dedico a minha vida para evangelizar através da linguagem escrita”- considero essa minha missão como escritora. Tenho um profundo desejo de ajudar as pessoas através de meus livros – sei o quanto bons livros nos ajudam a viver melhor e com mais entusiasmo – a enxergar o mundo, as coisas e as pessoas de forma positiva e otimista.
SMC – Quais são as suas referências literárias? Que autores influenciaram em sua formação como escritora?
ROSEMARY DE ROSS – Minhas referências literárias são os textos biblícos, frases e citações de inúmeros filósofos, poetas, escritores, psicólogos, teólogos e de outras personalidade que marcaram nossa história.
Antes de ser escritora sou uma voraz leitora, leio muito! Eu gosto dos mais variados gêneros literários. Leio desde autores brasileiros como Augusto Cury, Cecília Meirelles, Clarice Lispector, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Érico Veríssimo, aos internacionais como Kallil Gibran, Alann Percy, Mark W. Baker, Flip Flippen, dentre outros.
SMC – Você publicou um maravilhoso livro “Uma Mensagem por Dia, o Ano Todo” conte-nos como foi escrever este livro? De que forma você leva a mensagem diária aos leitores através desta obra?
ROSEMARY DE ROSS – Elaborar este livro foi um longo ”projeto” que aos poucos foi ganhando forma e se tornando real. Tive a inspiração de escrever um livro com mensagens para serem lidas dia a dia, criei o estilo, dividi as mensagens em reflexão, meditação e confirmação (versículos bíblicos). Todos os dias, o leitor encontrará neste livro uma mensagem de incentivo, fé e esperança, que o ajudará a ter força e entusiasmo para vivenciar as situações que se apresentam, superando as dificuldades e os desafios, com coragem, esperança e otimismo.
SMC – Escritora Rosemary, outro livro seu que tem uma aceitação muito boa dos leitores é o livro “Mensagens e orações para diversas situações do dia a dia” que mensagem você quer levar ao leitor através desta obra?
ROSEMARY DE ROSS – No dia a dia, enfrentamos muitas dificuldades, que vão de pequenos aborrecimentos às questões mais graves. Nestes momentos em que nos sentimos humanamente incapazes de encontrar uma solução para certos problemas, precisamos buscar orientação na Palavra de Deus. Esse livro oferece uma palavra de conforto, uma mensagem de esperança e fé, complementadas com uma oração, para cada uma das 40 situações abordadas nele. Quando pedimos que Deus nos ilumine com sua sabedoria divina, damos início a um saudável processo de mudança interior, libertação e cura. O objetivo deste livro é levar o leitor a transformar sua vida, a partir de seu interior.
SMC -Onde podemos comprar os seus livros?
ROSEMARY DE ROSS – Meus livros publicados no Brasil pela Paulinas Editora podem ser adquiridos na rede de Livrarias Paulinas em todo país.Também estão à venda nas livrarias católicas e paróquias.
                  http://www.rosemaryross.com.br/
Os leitores de todo Brasil também podem solicitar os livros pelo meu e-mail – rose.ross@brturbo.com.br – para isso, informe seus dados principais como endereço, telefone, CEP – o pagamento poderá ser feito através de depósito bancário.
 Meu livro publicado pela Paulinas Venezuela pode ser adquirido pelo site:
                 http://www.paulinas.org.ve
SMC – Quais os seus próximos projetos literários? Conte-nos, temos previsão para publicação de um novo livro?
ROSEMARY DE ROSS – Neste segundo semestre de 2013 será publicado meu novo livro pela Paulinas Editora. Um livro que certamente tocará o coração de todos os cristãos, independente de denominação religiosa, uma vez que ele é baseado nos ensinamentos de Jesus, com mensagens atualizadas para os dias de hoje. Também estou trabalhando em mais 02 projetos, mas ainda sem data para ficarem prontos.

SMC – Quais as melhorias que você citaria para o mercado literário no Brasil?
ROSEMARY DE ROSS – É preciso incentivar mais a leitura.  Criar programas específicos na área da literatura, voltados para a escrita e o cultivo do hábito da leitura, divulgando-os amplamente nos meios de comunicação como TV, rádio, jornais, revistas e internet.
Com as mudanças que estão ocorrendo e sobretudo com a chegada dos livros digitais, em breve as bibliotecas físicas terão de repensar suas estratégias, seus orçamentos e seus acervos. Da parte do governo, é preciso investir mais na implantação de tecnologias, centros culturais, simpósios literários e feiras literárias.
SMC – Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista, o projeto Divulga Escritor agradece sua participação, muito bom conhecer melhor a Escritora Rosemary de Ross, que mensagem você deixa para nossos leitores?
ROSEMARY DE ROSS – Agradeço a você, Shirley M. Cavalcante pelo convite e pela oportunidade de divulgar meu trabalho. Parabéns pelo projeto Divulga Escritor, que está levando ao conhecimento de muitos, principalmente através das redes sociais, o trabalho de autores brasileiros e estrangeiros.
Sugiro aos pais que incentivem seus filhos a lerem desde pequenos. Além do prazer de entrar num mundo imaginário, a leitura iniciada na infância pode ser a chave para que esta pessoa se torne um adulto que tenha gosto pela escrita, pela leitura e até mesmo pode despertar uma vocação ligada à literatura. Familiarize a criança com os livros. Comprem muitos e bons livros. Conte histórias para elas… esse é o primeiro passo para a conquista de um novo leitor. Ao ouvir histórias com temas atraentes, a criança descobrirá a beleza contida nos livros e certamente terá interesse em entrar neste mundo fascinante, que proporciona a realização de “uma viagem” através da imaginação.
É importante ensinar as crianças a apreciar e cuidar dos seus livros. Dê livros de presente! Nos momentos de lazer, levem as crianças aos centros culturais, estimule a visita às bibliotecas, bienais e feiras literárias.
“Cada pessoa tem seus dons e habilidades – precisamos investir e aperfeiçoar-nos, buscando sempre crescer, melhorar pessoalmente e profissionalmente – cumprindo a nossa missão da melhor forma possível com dedicação, empenho e amor”.
.
Participe do projeto Divulga Escritor

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...